Funarbe
UFV Soccer Academy

Sobre

O projeto “UFV SOCCER ACADEMY” é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Futebol – NUPEF, da Universidade Federal de Viçosa. O Núcleo tem por objetivo formar profissionais qualificados e com embasamento científico para o âmbito do Futebol (mais detalhes podem ser obtidos neste link).

A construção desse projeto se fez pertinente devido à necessidade de beneficiar as crianças de nossa comunidade com a aplicação dos conhecimentos recentemente produzidos na literatura nacional e internacional. Assim, visamos promover o desenvolvimento motor e cognitivo apropriado para as diferentes fases de formação esportiva da criança. Portanto, elas terão acesso a um processo de desenvolvimento esportivo baseado em pressupostos cientificamente comprovados com caráter, prioritariamente, lúdico e educacional.

O projeto também tem por objetivo incentivar através da prática esportiva o acesso a algumas expressões na língua inglesa que despertem o interesse das crianças para uma formação bilíngue, que futuramente possa lhes propiciar uma vantagem acadêmica e profissional. Para tal, as aulas irão introduzir alguns termos em língua inglesa relacionados com a prática do futebol e que possam despertar nas crianças o interesse pelo idioma.

As atividades serão desenvolvidas a partir das metodologias “Escola da Bola”, “Iniciação Esportiva Universal” e “Teaching Games for Understanding”. As atividades serão realizadas duas vezes por semana com duração de 45/60 minutos (a depender da idade) e terão, prioritariamente, caráter lúdico e educacional. Para as turmas (4 a 13 anos de idade) o lema será HAVE FUN (ter alegria), onde as crianças serão estimuladas a desenvolver a inteligência e a criatividade através de atividades motoras e lúdicas.

Como forma de dar subsídio para intervenções e alterações metodológicas futuras, realizaremos também registros de caráter científico, que serão importantes para ampliar o conhecimento acerca dos processos envolvidos na formação de crianças criativas e inteligentes para o jogo.

Como resultado, então, espera-se que o projeto contribua para a formação das crianças, no que diz respeito aos seus conhecimentos acerca do futebol e para sua formação como cidadãos. Além disso, acredita-se que com esta proposta, os alunos possam despertar o interesse para o aprendizado da língua inglesa e, os discentes do curso de Educação Física possam se qualificar através deste projeto.

INVESTIMENTO:

Pagamento de janeiro a julho de 2023: R$600,00

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 01/12/2022 a 31/01/2023 Número de vagas: 150

DATA DE REALIZAÇÃO: Todas às terças-feiras e quintas-feiras e dois sábados por mês, conforme cronograma abaixo:

HORÁRIOS DAS AULAS:

Terças e quintas - manhã (8h às 9h), nascidos entre 2017 e 2019;
Terças e quintas - manhã (9h às 10h), nascidos entre 2013 e 2016;
Terças e quintas - manhã (10h às 11h), nascidos entre 2010 e 2014;

Haverão atividades no 1º e 3º sábados de cada mês, de 8h às 12h, todas as idades.

Obs.: Após efetivar o pagamento, o comprovante de pagamento deve ser anexado no formulário online disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckeFF9ajyunjm4SDIXaBCz-gLsHYsDbZDAOL-q0kvjvMK5vQ/viewform

Realização

  • 01 de Janeiro de 2023, 00h. a 30 de Junho de 2023, 23h.
  • Outras informações

    Vagas: 142

    Vagas ocupadas: 23

    Vagas restantes: 119

    Público alvo: Crianças de 4 à 13 anos e idade, dos sexos masculino e feminino, residentes em Viçosa-MG e região.

    Local: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Educação Física

    Inscrição

    Inscrições até: 10 de Junho de 2023
    R$ 0,00
    Boleto , Cartão de crédito