Funarbe
XV CURSO SOBRE O PAEG

Sobre

O objetivo do XV Curso sobre o PAEG é capacitar pesquisadores a trabalharem com o PAEG simulando mudanças nas políticas de comércio internacional, fiscais, regionais, setoriais e ambientais sobre o crescimento das economias regionais brasileiras e impactos simultâneos em outras regiões do mundo.

O PAEG é um pacote de equilíbrio geral computável (EGC) constando de um modelo que permite o relacionamento entre as cinco regiões brasileiras e destas com o resto do mundo; um banco de dados vinculando as regiões brasileiras ao banco de dados 11.0 do GTAP, o mais recente, representando a economia mundial em 2019. Esta versão do banco de dados do PAEG, atualizada para 2019, permite a análise de políticas fiscais, setoriais, regionais, ambientais e dos efeitos de acordos comerciais internacionais sobre as economias regionais brasileiras. Capital é desagregado em terra, capital e recursos naturais; e o trabalho, em qualificado e não qualificado.

O curso é ofertado de maneira híbrida dividido em duas etapas: a primeira é o módulo básico oferecido durante as três primeiras semanas de novembro de 2023 com aulas gravadas, textos e exercícios disponibilizados semanalmente pelo Google Classroom, com 1 (uma) sessão de tutoria ministrada online ao vivo a cada sexta-feira sobre o tópico da semana utilizando o Meet. A segunda etapa é o módulo avançado oferecido na segunda semana de dezembro de 2023 com aulas presenciais em Viçosa-MG sobre modelagem e simulação de projetos individuais no PAEG.

Realização

  • 06 de Novembro de 2023, 00h. a 15 de Dezembro de 2023, 00h.
  • Outras informações

    Área(s):

  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Vagas: 40

    Vagas ocupadas: 9

    Vagas restantes: 31

    Público alvo: Estudantes, pesquisadores e profissionais com pós-graduação em economia ou áreas afins com conhecimento básico de teoria microeconômica e macroeconômica

    Local: - Online de 06 a 24 de novembro de 2023. - Presencial em Viçosa/MG de 11 a 15 de dezembro de 2023.

    Documentos

    Nome Download
    Programa XV Curso Sobre o PAEG
    Inscrição

    Inscrições até: 14 de Novembro de 2023
    R$ 0,00
    Boleto , Cartão de crédito